A partir da Fundação Arco-Íris de Araputanga, criou-se a Faculdade Católica Rainha da Paz. Quais os desafios desde a criação?
Antes da criação da Faculdade Católica Rainha da Paz, os desafios já eram grandes para os alunos das escolas estaduais que concluíam o Ensino Médio e não tinham muitas oportunidades para ingressarem em um curso superior. As famílias mais abastadas mandavam seus filhos a Cuiabá, mas a maioria acabava por ficar aqui na região sem estudar. Foi esse o grande desafio que motivou a criação da FCARP: oportunizar o acesso ao ensino superior aos inúmeros jovens de nossa região. Movidos por essa demanda, a Fundação Arco Íris, motivada pelo Pe.Celso e com o apoio de um grupo de católicos, se colocou em marcha para criar uma Instituição de Ensino Superior que tivesse a missão de “gerar e estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o desenvolvimento humano, econômico e social da região baseadas nos princípios cristãos”. O segundo grande obstáculo foi fazer as pessoas acreditarem que isso poderia dar certo, contudo não era apenas a população que estava com receio, as autoridades educacionais também não colocavam muita fé em tamanho projeto. Mas nossa história disse o contrário, iniciamos o processo atendendo as mais diversas exigências. Fizemos inúmeras viagens a Cuiabá, Brasília e Goiânia em busca de orientações, buscamos a adequação dos espaços físicos existentes, ajuda para a compra de equipamentos e acervo bibliográfico e a contratação de pessoal qualificado para que se efetivasse o início dos trabalhos. Muitas pessoas colaboraram e o que era apenas um projeto, ganhou forma e autorização do Ministério da Educação em 1999 e assim, iniciamos os trabalhos no ano 2000 com 84 alunos nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.
A importância da FCARP e o objetivo maior.
A FCARP tem sua importância como desdobramento da missão da Fundação Arco-Íris de Araputanga frente ao preceito evangélico do amor ao próximo, traduzido como valorização e integração do ser humano através da educação. Junto a esta missão está o compromisso com o desenvolvimento regional através daquilo que é mais peculiar às Instituições de Ensino Superior que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Mas aqui temos o toque fundamental da FCARP que é a orientação de todas essas vertentes educacionais a partir dos princípios cristãos, e que faz toda a diferença.
A luta para reconhecimento dos cursos oferecidos.
Na história da FCARP nada acontece facilmente nem por acaso. Toda nossa equipe tem a firme convicção de que a obra não é apenas humana, mas que as mãos de Deus e de Nossa Senhora, Rainha da Paz, intercedem por nós. Não obstante, temos feito muito bem a nossa parte, pois a cada comissão de autorização, reconhecimento ou renovação vindas do MEC, renovamos a certeza de que estamos fazendo do jeito certo e com toda transparência o papel que nos cabe. Prova disso são as excelentes notas que os cursos têm recebido por ocasião dessas visitas, o que por outro lado aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de nos mantermos sempre atualizados frente às exigências cada vez maiores do Ministério da Educação. A prova disso é que após as visitas do MEC para avaliação in loco, relacionadas ao reconhecimento de cursos, obtivemos como conceitos de curso - CC, numa escala de 1 a 5, o conceito 4 em Administração, 3 em Ciências Contábeis, 4 em Direito, 4 em Educação Física e 4 em Gestão da Tecnologia da Informação. Cabe reconhecer que a participação dos alunos dos cursos de Administração, Contábeis e Direito, no ENADE/2012 não foi muito positiva, mas continuaremos nosso trabalho com dedicação para melhorarmos este cenário.
Os avanços na região a partir da FCARP.
Quando pensamos em ensino superior já imaginamos o desenvolvimento intelectual de quem adentra aos bancos universitários como a principal modificação no cenário da região. Mas não é apenas isso. Toda região se modifica a partir da inserção de uma Instituição de Ensino Superior. A economia é alavancada pelos produtos que a região não oferecia e passa a oferecer, o nível cultural das pessoas aumenta pelo acesso à informação, financeiramente há um impacto importante pois com a qualificação dos trabalhadores os salários melhoram. É um círculo de interdependência que vai se alimentando de forma direta ou indireta dos benefícios que a FCARP oferece à comunidade como um todo. Assim, desde os imóveis, até os hotéis, postos de combustíveis, lanchonetes, papelarias, etc... recebem positivamente os impactos da oferta de cursos superiores na região.
A formação profissional e o mercado de trabalho:
Um curso superior não credencia apenas para trabalhar na sua própria cidade ou região, ao contrário, habilita para ganhar o mundo. É nessa perspectiva que oferecemos nossos cursos. Apesar dos cursos serem pensados para atender às demandas regionais, nossos alunos são capazes de galgar boas vagas em muitos outros lugares, pois a procura por profissionais qualificados é uma exigência que se impõe no mercado de trabalho. Reflexo disso é a procura da FCARP pelas inúmeras empresas da região em busca da mão de obra necessária, mesmo antes dos nossos acadêmicos concluírem seus cursos. Prova de que há postos esperando para serem preenchidos. Um bom exemplo é que quando somos procurados pelas empresas para indicar profissionais, observamos que a grande maioria já está inserida no mercado de trabalho. Os bons índices de empregabilidade de nossos alunos são ainda comprovados por estarem eles, ao final dos cursos, todos empregados em empresas da região, o que muito nos alegra. Vale destacar também os inúmeros acadêmicos que foram aprovados em concursos públicos, no exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e no exame do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/MT.
A qualidade do ensino e dos profissionais prestadores de serviços.
A FCARP prima pela qualidade. Em nosso quadro funcional há investimento em cursos de capacitação realizados frequentemente, em cursos de graduação e pós-graduação (especialização e mestrado) para nossos colaboradores em forma de bolsa parcial e integral para que realizem seus estudos. Os benefícios que sentimos são os resultados nas salas de aula através da avaliação positiva de nossos alunos, mas também no atendimento de forma direta e indireta da comunidade. A FCARP tem investido no ensino através da contratação de professores doutores, mestres e especialistas, não havendo mais nenhum professor apenas graduado em nosso quadro docente. Apenas em 2013 quatro professores concluíram o curso de Mestrado através de apoio oferecido pela IES, além dos que participaram do curso de pós-graduação em Gestão Empresarial, Metodologia do Ensino Superior e Gestão em Recursos Humanos (em curso).
A Fundação Arco-Íris de Araputanga é a mantenedora da FCARP e de outros importantes projetos, existe dificuldade para sua manutenção?
A Fundação é um ente de personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, não possuindo ainda o título de filantropia, isto é, a Fundação não recebe nenhum incentivo e/ou tipo de verba pública para sua manutenção. Esse cenário faz com que os investimentos que garantem sua manutenção sejam todos provenientes das mensalidades que os alunos pagam, diga-se de passagem, todas abaixo do preço praticado na maioria das instituições de ensino superior (presencial) de Mato Grosso e do Brasil. Com a renda percebida mensalmente pagamos professores, funcionários e os inúmeros encargos patronais, e ela deve garantir também a aplicação na melhoria da infraestrutura da FCARP, bastante exigida pelas comissões de avaliação que temos recebido. Todos os anos, a FCARP juntamente com a Fundação Arco-Íris de Araputanga presta contas ao Ministério Público de todos os investimentos realizados, deixando transparente a movimentação de seu patrimônio.
A FCARP integra um pólo de municípios que somam mais de 100mil habitantes. Os cursos oferecidos são suficientes para suprir a demanda?
Temos nos feito essa pergunta há alguns anos e decidimos de forma muito consciente investir na qualidade dos cursos que já possuímos, antes de investir em novas frentes. No entanto, nosso Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI tem previsto novas possibilidades de ação em vista da vocação da própria região em que há algumas demandas não atendidas. Infelizmente a oferta dos cursos não é algo que se faz sem antes um profundo estudo da capacidade de investimento da instituição e de resposta da comunidade. Há também em curso um projeto de ampliação que será concluído até o mês de março/2014, contemplando um novo Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, 12 novas salas de aula, uma quadra coberta com banheiros e vestiários, uma cantina com espaço maior, um mini campo, o que nos trará maiores e melhores possibilidades de expansão, tendo em vista nossa atual limitação com relação ao espaço físico disponível. A Instituição investiu também na compra de novos equipamentos de informática, som para o auditório, em um novo site que será apresentado na próxima semana, carteiras, manutenção do espaço físico existente, dentre outros.
Número de alunos por município
Concluímos o ano de 2013 com 1.015 alunos matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Sistemas de Informação e Gestão da Tecnologia da Informação, oriundos de 17 diferentes municípios, com perfil bastante diferenciado em vista da vocação econômica da nossa região. Sendo, Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São Domingos, São José dos Quatro Marcos e Vila Bela da Santíssima Trindade. Iniciamos ainda no ano de 2013 uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos que conta com 53 alunos matriculados.
O Vestibular já foi realizado. Ainda existem vagas?
O Vestibular foi realizado no dia 08 de dezembro e em virtude no atraso das matrículas em decorrência dos documentos a serem apresentados relacionados à conclusão do Ensino Médio pelos candidatos aprovados (relacionados a não conclusão do ano letivo de 2013 pelas escolas estaduais), ainda temos algumas vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física e Gestão da Tecnologia da Informação. Faremos uma nova prova agendada para o dia 18 de fevereiro; os interessados deverão entrar em contato e fazer sua inscrição através do site: www.fcarp.edu.br ou no telefone: 65-3261-1314. Ainda é possível ingressar em um destes cursos.
Considerações finais
A FCARP tem justos motivos para se orgulhar da travessia que vem fazendo, pois ao contrário de se acomodar, novos sentimentos nos impulsionam ao cumprimento de nossa missão, que nos requer novas ações sempre voltadas para a excelência e a inovação. Para isso, buscamos parcerias com os setores público e privado, bem como mantemos um comprometido programa de responsabilidade social para com a comunidade que nos rodeia.
Todas as ações desenvolvidas pela FCARP só foram possíveis graças ao envolvimento dos nossos alunos, professores e colaboradores, portanto agradeço a todos pelo trabalho, empenho e dedicação. Agradeço ainda a confiança que a comunidade deposita em nosso trabalho, bem como sua participação efetiva nessas ações, que podem ser acompanhadas através dos nossos meios de comunicação: Revista Informativa “Espaço Acadêmico” e o site: www.fcarp.edu.br . Agradeço ainda aos vereadores da Câmara Municipal e principalmente ao prefeito Eng. Sidnei Salomé pelo apoio incondicional.
Na oportunidade desejo boas-vindas a todos os acadêmicos – calouros e veteranos – ao ano letivo de 2014. Que juntos possamos caminhar e enfrentar todos os desafios que se apresentarem, pois é através do esforço, da coragem, do compromisso com os nossos sonhos que alcançaremos a vitória.
Nossa Senhora Rainha da Paz nos proteja e nos dê forças para continuarmos nossa missão. Vocês fazem parte desta família. Bem-vindos!
Perfil do entrevistado
MARILZA LARRANHAGAS DA CRUZ, nasceu em Santa Fé do Sul/SP no ano de 1962. É casada com José Alberto da Cruz e mãe de três filhos: Bruno, Gustavo e Júnior. Formada em Pedagogia, especialista em Supervisão Escolar, em Gestão Acadêmica e Universitária e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora aposentada da rede estadual de Mato Grosso, Diretora Geral da Faculdade Católica Rainha da Paz desde sua criação, Presidente do CONDIR e membro do Conselho Curador da Fundação Arco-Íris de Araputanga.